Página inicial

A aplicação, depois de ser instalada apresenta-se da seguinte forma:
mainOpen.png

Foram realçadas a vermelho as zonas onde se pode começar a utilizar o programa.
Temos no menu, SAF-T, e no botão "..." a possibilidade de escolher o ficheiro SAF-T PT a analisar.
Na barra de baixo, são apresentadas algumas informações sobre o o ficheiro, como o nome a quantidade de erros encontrados e a versão do mesmo. É ainda possível escolher o tema a aplicação.

Depois de abrir um ficheiro, o painel de erros abre automaticamente e é possível ver alguns elementos identificativos do ficheiro:
saftSemErros.png

Se existirem erros, estes serão listados e é possível navegar directamente do erro para a visualização da parte onde o erro está no ficheiro SAF-T:
OutrosErros.png

Ao clicar no link de cada erro, o programa abre a tab correspondente:
DocumentoComErro.png

Em cada listagem, a linha com erro é precedida de um circulo vermelho, ao passar o rato por cima deste circulo é possível ver a descrição dos erros.
Neste caso é possível ver que o valor da incidência deveria ser de 9,43 e é de 9.
Nesta tab é possível ver um resumo dos documentos de facturação e do documento seleccionado, no grupo com o nome Totais, são apresentados os valores presentes no ficheiro, Totais SAFT, e os valores calculados pelo programa.

Existe ainda a possibilidade de exportar os valores para Excel e de visualizar os detalhes do documento seleccionado, com mais detalhe:
detalhesDocumento.png

Painéis laterais

Existem vários painéis laterais, do lado esquerdo do programa, que permitem aceder a diversas funcionalidades, como por exemplo abrir partes do saft que foram fechadas:
tabelas.png

Em cada painel, existem 3 botões no cabeçalho, quer permitem alterar a posição de cada um, fixá-lo ou remove-lo.
Se for necessário, é possível configurar a visibilidade destes painéis no menu Ferramentas:
ferramentas.png

Configurações

O menu de configurações encontra-se no menu SAF-T -> Opções. Aqui podem ser definidas algumas opções do programa, como os ficheiros que devem ser lembrados e abertos automaticamente:
opcoes.png

Ferramentas avançadas

Existem alguns painéis, com funcionalidades avançadas destinados aos engenheiros de software, que permitem calcular os campos assinados obrigatoriamente pelas aplicações, exportar o ficheiro para uma base de dados e efectuar conversões usando as chaves público/privadas de cada aplicação.
Para usar estas ferramentas, com excepção da exportação para uma base de dados, são necessários os ficheiros .pem usados pelas aplicações para gerarem os campos assinados, obrigatórios pela certificação. Estes ficheiros são privados de cada aplicação e só estão em posse dos responsáveis pela aplicação e pela Autoridade Tributária.

Para recrear a Hash de um documento, é possível usar o menu de contexto sobre a listagem dos documentos de faturação:
menuDocumento.png

Seleccionando a opção "Testar valores certificação", isto vai abrir automaticamente o painel correspondente e vão ver preenchidos os valores usados na criação da Hash.
criarHash.png

Para poder utilizar esta ferramenta, existem dois botões "Testar Hash" e "Criar Hash", que vão estar disponíveis se os ficheiros das chaves pública e privada estiverem disponíveis.
"Testar Hash" vai usar os valores do documento e vai simplesmente indicar se o valor no campo Hash está de acordo com os valores nos campos anteriores, nesta opção é necessário o ficheiro da chave pública.
"Criar Hash" vai usar os valores do documento e vai recriar a Hash, usando o ficheiro da chave privada, e vai indicar se a Hash é igual a que existe no documento.

O painel de conversão, permite ler um ficheiro no formato .pem, criado com as especificações presentes na certificação e vai criar o xml necessário para se poder utilizar directamente no código C#:
conversorPem.png

O painel que permite exportar o conteúdo do ficheiro numa base de dados, vai criar uma base de dados, todas as tabelas necessárias e todas as entradas existentes no ficheiro. Esta funcionalidade só foi testada com SQL Server.
guardarBD.png

Last edited Aug 26, 2013 at 10:43 PM by regateiro, version 22

Comments

INFORCANCELA Jun 12, 2015 at 4:44 PM 
Falta uma coisa, que mudava o software bastante criar uma tabela com os totais, base 6/12/23% , respectivos ivas e no final totais, num ficheiro único com a possibilidade de impressão, assim até estava disposto a comprar :), fica qui a dica....